Conheça os tipos de reumatismo mais comuns

29 de julho de 2019

Reumatismo costuma ser um termo genérico usado para designar dores nas articulações e ao longo dos músculos e tendões. O fato é que não há uma conceituação definida do termo mesmo nos livros mais modernos de reumatologia. Dessa forma, quando se fala em reumatismo, engloba-se mais de 100 doenças que afetam as cartilagens e articulações.

Embora atinjam, principalmente, as juntas, algumas doenças consideradas reumatismo também afetam outras partes do corpo. Os sistemas gastrointestinal, respiratório e a pele são alguns exemplos que podem sofrer com doenças reumatológicas. Assim como o coração e os rins.

Entre os tipos mais comuns de reumatismo estão: artrite reumatoide, artrose, lúpus, osteoporose, gota, fibromialgia, tendinites e bursites.

Quem sofre com reumatismo

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 12 milhões de brasileiros possuem algum tipo de reumatismo. Devido a tamanha diversidade de doenças reumáticas e aos diferentes mecanismos de ação, o reumatismo pode atingir homens e mulheres de todas as idades.

Idosos, por exemplo, são os que mais sofrem com artrose. Uma vez que a doença é provocada pelo desgaste natural da cartilagem articular. Os homens, especificamente, estão mais propensos a ter gota – patologia relacionada ao aumento do ácido úrico no sangue.

Por mais estranho que possa parecer, até as crianças estão no grupo de pessoas afetadas por doenças reumáticas. Se uma criança apresenta dores nas articulações, pode ser sinal de artrite reumatoide juvenil.

Mas são as mulheres as mais atingidas por doenças reumáticas, sobretudo as autoimunes (crônicas). Principalmente, entre os 25 e 50 anos. A causa está relacionada à tendência de produção de anticorpos em demasia, que pode estar ligada aos hormônios.

Sinais do reumatismo

Dores insistentes nas articulações são os maiores sintomas das doenças reumáticas. Entre outros sinais claros, percebidos facilmente pelo paciente, estão:

  • Dificuldade de locomoção ao acordar.
  • Vermelhidão, inchaços e calor nas juntas.
  • Dores persistentes por mais de seis semanas nas articulações.
  • Dor na movimentação dos braços sobre a cabeça e do ombro

Tratamentos indicados

De forma geral, o tratamento para doenças reumáticas passa pela consulta com um médico reumatologista. Cada cuidado está vinculado ao tipo de doença e estágio de evolução. São utilizados anti-inflamatórios, cortisona e moduladores de inflamação com o fim de inibir a produção de citocinas. Este são medicamentos que impedem o avanço da doença ao atuar junto às substâncias relacionadas ao processo de inflamação.

Mas há outras abordagens para determinados casos, como em doenças reumatológicas crônicas. Podem ser administrados imunossupressores com foco na diminuição do processo inflamatório. Repetimos: cada caso é um caso. Para diagnóstico e tratamento eficaz é necessário consultar um especialista.

Uma certeza é que tomar os medicamentos na hora certa e praticar exercícios físicos são essenciais para conter o avanço da doença. Quando diagnosticadas e tratadas logo no começo, as doenças reumáticas podem ser controladas. Caso contrário, pacientes podem experienciar longos processos de sofrimento, com ramificações para além do físico. Em alguns casos, acompanhamento psicológico é uma boa medida para lidar com ansiedade e depressão.

(Fonte: https://centrainfusao.com.br/conheca-os-tipos-de-reumatismo-mais-comuns/, data de acesso: 12/10/2022)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2022/10/conheca-os-tipos-de-reumatismo-mais-comuns/