Cuide do bem mais precioso da vida: a sua saúde!

É como dizem por aí: se temos saúde, do resto nós corremos atrás, não é? Afinal, quando estamos em boa forma, com os exames em dia, noites de sono completas e dieta rica em vitaminas, minerais e nutrientes, temos a disposição e energia necessárias para enfrentar os desafios da rotina e resolvê-los da melhor forma.

Neste cenário, é também importante lembrar que estar saudável vai além do aspecto físico e de aparência dos indivíduos, já que a saúde mental desempenha papel excepcional para a plena qualidade de vida, já que num organismo totalmente conectado, os pensamentos e emoções afetam, igualmente, o funcionamento dos órgãos e predisposição para desenvolver doenças e demais problemas comprometedores.

Por isso, neste artigo, vamos abordar a fundo a temática da saúde, trazendo informações e percepções a respeito etimologia das palavras a ela relacionadas, a importância de a colocar como prioridade, dicas para viver melhor e, claro, os benefícios trazidos pela mudança de hábitos para a rotina como um todo.

Qual o significado dos termos “saúde” e “bem-estar” e como eles se relacionam

Apesar de complementares entre si, essas duas palavras apresentam sentido próprio e individual que desmistificaremos a seguir.

Derivada do latim “salute”, o termo saúde carregou consigo o mesmo significado, isto é, um estado de normalidade no que diz respeito ao funcionamento do corpo humano.

Em contrapartida, o conceito de bem-estar apresenta caráter mais subjetivo, relacionado ao estado de espírito das pessoas, em que o físico e a mente estão equilibrados para garantir a plena satisfação.

Dessa forma, durante as atividades de nosso dia a dia, podemos perceber estas duas condições trabalhando juntas para assegurar o controle do desenvolvimento de enfermidades, bem como o acompanhamento dos níveis de estresse, ansiedade e outros aspectos psicológicos como um todo, visando impedir danos ao organismo que, por vezes, podem ser irreversíveis, como é o caso do AVC e do infarto decorrentes de situações estressantes que aumentam a exposição ao cortisol, abrindo espaço para consequências negativas.

Importância de colocar a saúde e o bem-estar como prioridade em sua rotina

Muitas vezes, acreditamos que, para ter sucesso, precisamos estar num bom emprego, realizar sonhos e ganhar dinheiro. Claro, tudo isso também é relevante, mas nada faz sentido se não tivermos condições de aproveitar os bons momentos pela falta de saúde.

Nos últimos tempos, temos visto um movimento cada vez mais acelerado na vida das pessoas que estão sempre correndo atrás do tempo para cumprir prazos e atender expectativas dos outros. Isso, abre espaço para a negligência com a saúde, em que os indivíduos têm adquirido hábitos que culminam no sedentarismo, alimentação inadequada, falta de descanso, obesidade, dores em diversas regiões do corpo, sem mencionar ainda o aparecimento de condições maléficas, como a diabetes, pressão alta, entre outras.

Mas como fugir deste ciclo vicioso e apostar numa existência saudável e feliz? A resposta é simples: devemos aprender a priorizar o cuidado com nós mesmos, independentemente das circunstâncias.

A verdade é que adotar atitudes simples já farão grande diferença, principalmente, se nos preocuparmos em escutar e dar a devida relevância para os diferentes sinais do corpo que indicam quando algo não vai bem.

Isso, atrelado ao acompanhamento médico recorrente e a realização de exames com frequência, podem transformar a sua vida e dar a oportunidade de aproveitar o melhor que o mundo tem a oferecer com as pessoas que você ama por muitos anos. Afinal, a prevenção é sempre o melhor caminho para viver bem e feliz, certo?

Dicas para viver de forma mais saudável, feliz e ativa

Agora que já sabemos os motivos pelos quais colocar a saúde em primeiro lugar é essencial para uma vivência digna, que tal conhecermos um pouco mais sobre os pequenos hábitos a serem inseridos na rotina, por meio de mudanças simples?

Aqui vão algumas dicas para começar a colocar em prática:

  • Invista em uma alimentação equilibrada e composta de frutas, verduras e legumes, deixando de lado os famosos fast foods e industrializados, ou seja, descasque mais e desembale menos;
  • Realize exames anualmente como forma de prevenir e aumentar as chances de cura de doenças, quando descobertas antecipadamente;
  • Inclua a atividade física nas suas tarefas, seja caminhada, corrida, dança ou o que mais te der prazer;
  • Beba, pelo menos, 2 litros de água diariamente, o que ajudará na digestão, a manter a pele saudável, no controle da pressão arterial e outros benefícios;
  • Utilize o protetor solar regularmente, mesmo em dias nublados, uma vez que as luzes artificiais também podem causar manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele;
  • Aprenda a controlar o estresse, por meio da respiração longa e da adoção de atividades de lazer para se desconectar da correria do ambiente;
  • Elimine os hábitos prejudiciais e viciantes, como fumar e consumir bebida alcoólica em excesso;
  • Tenha uma vida social com diálogos, trocando experiências e momentos com outros indivíduos;
  • Permita-se sorrir e gargalhar, isso ajuda a relaxar e aproveitar a vida intensamente e com mais leveza;
  • Durma bem, pelo menos, 8 horas por noite para ter o descanso merecido e evitar o cansaço profundo do corpo e da mente;
  • Use as redes sociais com moderação, afinal, nem tudo que vemos lá é real é perfeito como parece;
  • Aprenda a aproveitar o presente, livrando-se do que já passou e não se preocupando com o que está por vir;
  • Busque conhecimento novo sempre que possível, visto que o mundo está sempre mudando e esta é uma das poucas coisas que ninguém pode tirar de nós;
  • Aproveite momentos com quem você ama, sejam familiares, amigos ou, até mesmo, animais de estimação, já que criar laços faz toda a diferença;
  • Seja seu próprio padrão de beleza, já que a coisa mais incrível é que não somos iguais e cada um tem uma particularidade que merece ser destacada;
  • Cultive a gratidão pelos desafios superados e as conquistas alcançadas, bem como pelas dificuldades que trouxeram ensinamentos;
  • Faça o que te faz feliz, nem que seja de vez em quando.

Benefícios à qualidade de vida e bem-estar dos pacientes

Você já deve imaginar que os ganhos quando priorizamos a nossa saúde são incontáveis, não é mesmo? Então, aqui vão algumas vantagens de cultivar o cuidado consigo mesmo:

  • Melhora da autoestima e da memória;
  • Alívio do estresse e diminuição dos sintomas de ansiedade, combatendo a depressão;
  • Promoção de um sistema imunológico resistente para combater enfermidades;
  • Maior capacidade de controlar o peso e a qualidade do sono;
  • Prevenção das dores nos músculos, articulações e ligamentos;
  • Redução de gastos, já que não será necessário adquirir remédios e outros tratamentos;
  • Melhora da produtividade, criatividade e disposição para realizar as tarefas laborais;
  • Garantia de maior felicidade em todos os momentos;
  • E muito mais!

Por isso, o que você está esperando para incluir estas iniciativas na sua rotina? Quanto mais cedo começar, mais rápido você poderá aproveitar estes pontos positivos e desfrutar de corpo, mente, relacionamentos e ambientes saudáveis.

Para acompanhar os nossos próximos artigos e obter mais informações sobre cuidados com a qualidade de vida nas diversas esferas, visite o nosso blog.

(Fonte: https://www.setfree.med.br/cuidar-da-saude/, data de acesso: 15/05/2023)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2023/05/cuide-do-bem-mais-precioso-da-vida-a-sua-saude/