Por qual motivo devemos fazer parte da “Mobilização em Promoção da Saúde e Qualidade de Vida?”

Panorama Geral

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde classificou a situação do novo coronavírus (COVID-19) como pandemia, caracterizando-o como doença infecciosa com o risco potencial de atingir a população mundial de forma simultânea.

O fato é que, nas últimas semanas, diversos Órgão Públicos, incluindo o TRT da 15ª Região, além de Estados e Municípios Brasileiros, estabeleceram normativos e diretrizes para o combate à pandemia do coronavírus, destacando, dentre elas, a importância do isolamento social, que visa a diminuição da rapidez do contágio da doença.

Isolamento como medida de contenção

Neste Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida queremos abordar alguns aspectos e as consequências dessa medida.

Muitas pessoas têm se queixado do isolamento manifestando o sentimento de solidão. Mas o que é a solidão? É o mesmo que apenas estar só? Segundo o neurocientista Pedro Calabrez, pesquisador do Laboratório de Neurociências Clínicas (LiNC) da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, a solidão é diferente do conceito de solitude, que é estar sozinho fisicamente em determinado ambiente ou momento.

A solidão caracteriza-se como um sentimento de desamparo, ainda que você esteja rodeado de familiares e amigos.

A solitude, por sua vez, significa estar sozinho, mas, sem essa sensação ou sentimento negativo. Pode, inclusive, representar um momento só seu, de aproveitamento de sua própria companhia, com reflexões, autoconhecimento, onde se permite fazer coisas que agradem, por exemplo, de desfrutar a paz consigo mesmo.

Neste momento em que muitos estão em isolamento, o primeiro e importante passo, então, é refletir e diferenciar ambas sensações, para saber se realmente trata-se de solidão ou apenas de solitude. Se for o primeiro caso, é provável que esteja ligado a questões mais profundas e anteriores. Porém, se for solitude, porque não, curtir a própria companhia, iniciando algum projeto novo, estudando algo diferente? Existem muitas opções e materiais de qualidade disponibilizados gratuitamente na internet nas últimas semanas.

E quando sentir que precisa de amigos e familiares, utilize a tecnologia a seu favor, faça videochamadas, ligações, mande mensagens ou e-mails. Conecte-se com pessoas de maneiras diferentes das quais estava habituado!

Lembre-se: neste momento, o gesto de isolamento é um gesto de carinho e de atenção com o próximo. Pensar que o que está fazendo de forma individual está contribuindo com toda a sociedade, certamente terá um efeito positivo em você, diminuindo o estresse causado pela ‘obrigação’ de ficar isolado.

No dia a dia

É realmente fundamental manter-se informado quanto ao momento atual, porém, é essencial para nossa saúde mental ocupar a cabeça com outros temas também.

Cuidado com as notícias veiculadas nas mídias e redes sociais.

Atente-se sempre às fontes, verificando as informações, de preferência, em sites oficiais. Clicando aqui você tem acesso à página do Ministério da Saúde, na qual se encontram textos e vídeos sobre prevenção, além de atualizações constantes sobre o COVID-19 no Brasil.

Dicas

Gostou das informações do neurocientista sobre solidão e solitude? Se quiser assistir ao vídeo na íntegra, clique aqui.

Confira, ainda diversos cursos gratuitos e disponibilizados:

Casa do Saber; Fundação Getúlio Vargas; Conselho Nacional de Justiça; Senac

De autoria do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas)

(Fonte: https://trt15.jus.br/noticia/2020/6-de-abril-dia-nacional-de-mobilizacao-pela-promocao-da-saude-e-qualidade-de-vida, data de acesso: 13/03/2021)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2021/03/por-qual-motivo-devemos-fazer-parte-da-mobilizacao-em-promocao-da-saude-e-qualidade-de-vida/