Correr com a mente

29/01/2015 | 10:21 AM

“Oi, pessoal! A partir deste post inicio nosso blog sobre Psicologia do Esporte para corredores. E nada mais aconselhável do que começar explicando o que é a Psicologia Esportiva (PE) e o que faz um psicólogo do esporte.

Segundo Weinberg e Gould (2001) é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. Para a American Psychological Association (APA, 1999) o interesse dos psicólogos do esporte está voltado para duas áreas:

  • Ajudar atletas a fazerem uso dos princípios psicológicos para alcançar um nível ótimo de saúde mental e otimizar sua performance.
  • Esclarecer como a participação em atividades físicas e desportivas altera o desenvolvimento psicológico, o bem-estar e a saúde de atletas e não atletas.

Ou seja, a psicologia do esporte não é somente para atletas de alto rendimento, tão pouco para “consertar” alguma coisa que esteja errada, o trágico “a psicologia é só para quem tem problemas, é louco”.

Como psicólogos, e como cientistas, buscamos trabalhar com o tripé “ensino, pesquisa e intervenção”. Dessa forma, meu objetivo aqui será ao mesmo tempo trazer conceitos básicos trabalhados na PE, discutir pesquisas clássicas e atuais, e expor algumas técnicas que uso em minha prática rotineira. Tanto em clubes em que trabalhei como em meu consultório, onde atendo atletas de diversas modalidades.

É importante entendermos que em qualquer esporte há o treinamento físico, técnico e tático (que no caso da corrida seriam estratégias de treino ou provas), e há também o treinamento psicológico (ou mental). E como tal, deve ser realizado de forma sistemática para haver uma melhora em nossa saúde e performance, as mudanças não ocorrem magicamente de um dia para outro. Se o treino físico depende muito de nossa técnica de corrida, exercícios que realizamos, e do que comemos, o treinamento psicológico está sujeito a como pensamos. PENSAR ERRADO NÃO SAI GRÁTIS.

Como disse Thomas Jefferson:

“Nada consegue impedir o homem que tem a atitude mental correta de atingir as suas metas; nada na Terra consegue ajudar o homem com a atitude mental errada”.

Esta é a mensagem que gostaria de deixar em nosso primeiro contato. Sobre o que você gostaria de ler nesse espaço? Quais são suas dificuldades na vida de corredor? O que funciona para você? Quais suas dúvidas? Com suas contribuições poderemos construir aqui um espaço interativo e útil para todos.”

Até a próxima, e boa corrida!

Autor: Maurício Pinto Marques

http://www.facebook.com/mauriciopmarquespe

mauriciopmarques@gmail.com

Sugestão de leitura: Weinberg & Gould (2001) Fundamentos da Psicologia do Esporte e Exercício. Artmed.

(Fonte: http://www.suacorrida.com.br/blogueiros/mauricio-pinto-marques/, data de acesso 10/02/2015)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2015/02/correr-com-a-mente/