As vantagens de ser solteiro aos 50 anos

Entrevista de Sergio Savian* para o portal MSN

Com o aumento no número de divórcios, muitos homens e mulheres nessa faixa etária ficam solteiros. Quais são os desafios de quem é solteiro nessa idade?

Por muito tempo se acreditou que seria muito ruim chegar a essa idade sem ter alguém do lado e, por isso mesmo, muitas pessoas continuavam casadas, mesmo que o relacionamento não fosse de boa qualidade. Atualmente, muitas pessoas entenderam que este modo de pensar e agir não vale a pena, e preferem separar-se ou manter-se solteiros. Alguns desistem de procurar alguém e tratam de viver bem sem uma companhia. Para tanto, precisam desenvolver uma boa relação consigo mesmos e com a solitude. Outros, ainda desejam ser felizes com alguém, ficar, namorar e até casar. Mas para serem bem-sucedidos nisso precisam entender como paquerar quando se é maduro. Se não estiver preparado, é possível se dar mal e até mesmo ficar deprimido.

Os homens e as mulheres de 50+ estão perdendo o medo de ficar solteiros?

Hoje em dia se tem muito mais condição de ser solteiro com mais de 50. Não existe tanto preconceito, tanta cobrança. Programas culturais, viagens, festas, bailes, sites especializados, tudo ajuda o solteiro maduro ter uma vida de boa qualidade. Para quem se atualiza, não há tanto medo.

Por que alguns homens e mulheres de 50+ acabam optando pela vida de solteiro?

Alguns não conseguiram emplacar uma relação para o resto da vida, outros se divorciaram, muitos aprenderam a viver bem sozinhos, alguns não trocariam a vida de solteiro por nada.

O homem e a mulher de 50+ ou mais consegue viver bem solteiro?

Sim, principalmente aqueles que passaram por um bom processo de autoconhecimento, por boas terapias, ou que participaram de grupos de crescimento pessoal. São pessoas que entenderam que, no final das contas, somos responsáveis por nós mesmos, inclusive pela nossa própria felicidade e infelicidade.

Na sua opinião, quais as vantagens de ser solteiro aos 50 e 60 anos? (pergunta central da matéria)

A principal vantagem é não perder tempo com o que você não considera essencial em sua vida. Sendo solteiros, não perdemos a liberdade, nosso mais precioso bem. Não precisamos dar satisfação ou mesmo suportar os problemas e neuroses alheias. Você pode fazer tudo em seu próprio ritmo, sem ter que preocupar-se com o ritmo dos outros.

No que a vida de solteiro de 50+ difere da vida de solteiro de um jovem?

O jovem tem mais ilusão, tem mais energia, e até mesmo mais testosterona, o hormônio do desejo. O jovem vai para a balada, encara qualquer comida, não pensa tanto em termos de conforto. O maduro é mais exigente e muitas vezes mais sensível. Precisa de mais equilíbrio entre o convívio com outras pessoas e os cuidados para consigo mesmo. Por isso tudo, o maduro que quer viver bem, precisa entender que o tempo passou e não é mais jovem, nem mesmo desejar o mesmo tipo de vida dele. É preciso acertar o passo com próprias necessidades. O jovem tem a vida toda pela frente e acha que pode muito. O maduro já viveu a maior parte da vida e, se quiser desfrutar o que tem pela frente, precisa ser mais realista e até mesmo espiritualizado.

Por conta da maturidade, as pessoas de 50+ conseguem diferenciar solidão de solitude?

Sim, até por conta dos hormônios, os jovens sentem mais necessidade de companhia e ainda não aprenderam a estar totalmente bem consigo mesmos. Uma pessoa madura, principalmente se tem autoconhecimento, desenvolveu mecanismos para uma boa convivência consigo mesmo. Assim, o que era sentido como solidão agora é encarado de forma natural como solitude.

As redes sociais são uma boa ferramenta para ser solteiro hoje?

Sim. Você não precisa sair de casa para falar com as pessoas. Você fica sabendo o que acontece com o mundo e com os outros, fala de si, troca ideias. Esta é uma forma de se relacionar. Mas, de maneira alguma substitui o contato real, cara a cara, que envolve os cinco sentidos. Paradoxalmente, pode até se tornar um vício, uma forma camuflada de isolamento.

*Sergio Savian é psicanalista especializado em relacionamentos. Saiba mais sobre seu trabalho no site http://www.sergiosavian.com.br

(Fonte: http://www.sergiosavian.com.br/relacionamentoamoroso/as-vantagens-de-ser-solteiro-aos-50-anos/, data de acesso 10/08/2017)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2017/08/as-vantagens-de-ser-solteiro-aos-50-anos/