29/01/2015 | 10:21 AM
“Oi, pessoal! A partir deste post inicio nosso blog sobre Psicologia do Esporte para corredores. E nada mais aconselhável do que começar explicando o que é a Psicologia Esportiva (PE) e o que faz um psicólogo do esporte.
Segundo Weinberg e Gould (2001) é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. Para a American Psychological Association (APA, 1999) o interesse dos psicólogos do esporte está voltado para duas áreas:
- Ajudar atletas a fazerem uso dos princípios psicológicos para alcançar um nível ótimo de saúde mental e otimizar sua performance.
- Esclarecer como a participação em atividades físicas e desportivas altera o desenvolvimento psicológico, o bem-estar e a saúde de atletas e não atletas.
Ou seja, a psicologia do esporte não é somente para atletas de alto rendimento, tão pouco para “consertar” alguma coisa que esteja errada, o trágico “a psicologia é só para quem tem problemas, é louco”.
Como psicólogos, e como cientistas, buscamos trabalhar com o tripé “ensino, pesquisa e intervenção”. Dessa forma, meu objetivo aqui será ao mesmo tempo trazer conceitos básicos trabalhados na PE, discutir pesquisas clássicas e atuais, e expor algumas técnicas que uso em minha prática rotineira. Tanto em clubes em que trabalhei como em meu consultório, onde atendo atletas de diversas modalidades.
É importante entendermos que em qualquer esporte há o treinamento físico, técnico e tático (que no caso da corrida seriam estratégias de treino ou provas), e há também o treinamento psicológico (ou mental). E como tal, deve ser realizado de forma sistemática para haver uma melhora em nossa saúde e performance, as mudanças não ocorrem magicamente de um dia para outro. Se o treino físico depende muito de nossa técnica de corrida, exercícios que realizamos, e do que comemos, o treinamento psicológico está sujeito a como pensamos. PENSAR ERRADO NÃO SAI GRÁTIS.
Como disse Thomas Jefferson:
“Nada consegue impedir o homem que tem a atitude mental correta de atingir as suas metas; nada na Terra consegue ajudar o homem com a atitude mental errada”.
Esta é a mensagem que gostaria de deixar em nosso primeiro contato. Sobre o que você gostaria de ler nesse espaço? Quais são suas dificuldades na vida de corredor? O que funciona para você? Quais suas dúvidas? Com suas contribuições poderemos construir aqui um espaço interativo e útil para todos.”
Até a próxima, e boa corrida!
Autor: Maurício Pinto Marques
http://www.facebook.com/mauriciopmarquespe
Sugestão de leitura: Weinberg & Gould (2001) Fundamentos da Psicologia do Esporte e Exercício. Artmed.