Emoção no hospital – paciente canta e toca violão durante cirurgia no cérebro em Tubarão

Interação durante remoção de tumor serve para evitar lesões nas áreas sensoriais, motora e da fala durante o procedimento

A equipe de neurocirurgia do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, fez na última semana mais uma operação para extrair um tumor cerebral em que o paciente é mantido acordado. Desta vez, porém, os testes durante o procedimento foram além da interação por meio de gestos e fala entre paciente e equipe cirúrgica.

Anthony Kulkamp Dias, de 33 anos, cantou, tocou violão e emocionou a equipe do hospital enquanto os médicos realizavam a cirurgia. Começou com Emanuel, música que ele mesmo compôs ao filho, nascido há poucos meses, seguida por Yesterday, dos Beatles, uma canção em alemão, Bem Maior (Roupa Nova) e a canção sertaneja Telefone Mudo.

A monitorização cerebral – importante para evitar que ocorram lesões nas áreas sensoriais, motora e da fala – ocorreu durante todo o procedimento. A cirurgia, disponibilizada apenas em hospitais de referência é um grande avanço na medicina, pois é possível fazer, de forma segura, um verdadeiro mapeamento do cérebro do paciente, evitando lesões que podem comprometer áreas importantes e refletir na qualidade de vida do paciente.

Dr. Marcos Ghizoni fez a cirurgia juntamente com o neurocirurgião Dr. Michel Linne e o neurologista Dr. Franciel Linne, responsável pela eletroestimulação, auxiliados pela instrumentadora Keller Damian Preve.

O desafio de manter o paciente acordado e sem dor

O anestesiologista e diretor clínico do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Dr. Jean Abreu Machado, também participou da cirurgia, mantendo o jovem orientado e cooperativo com a equipe. Questionado quanto ao desafio em manter o paciente acordado neste tipo de procedimento, o médico ressaltou que é um grande desafio para toda equipe cirúrgica.

Normalmente as neurocirurgias são realizadas com o paciente sob anestesia geral, ou seja, inconsciência (dormindo) e ausência de dor, porém, quando o tumor está próximo a áreas com funções especiais do cérebro, como é o caso da fala, movimentação e sensibilidade, há o risco que estas funções especiais sejam perdidas, caso forem lesadas durante o procedimento.

(Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2015/06/video-paciente-canta-e-toca-violao-durante-cirurgia-no-cerebro-em-tubarao-4773459.html, data de acesso 10/06/2015)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2015/06/emocao-no-hospital-paciente-canta-e-toca-violao-durante-cirurgia-no-cerebro-em-tubarao/