IPEA lança livro sobre catadores de material reciclável

05/04/2016

O livro “Catadores de materiais recicláveis: um encontro nacional”, lançado no dia 31 de março pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) tem como objetivo principal discutir as políticas públicas relacionadas a reciclagem sob a perspectiva dos próprios catadores.

O presidente do Ipea, Jessé Souza, falou sobre o que significa a publicação do livro: “Essa publicação mostra que uma catarse de pessoas invisíveis se tornou visíveis muito recentemente”. Ele continua: “A força, a resiliência e a capacidade de luta, além da superação, fica como o grande exemplo desses trabalhadores”.

O ex-ministro e hoje presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), participou da solenidade e ressaltou o espaço conquistado pelos catadores nos últimos anos. “Muitos atualmente estão organizados em cooperativas, se firmaram como agentes econômicos e ambientais, além de mostrarem que, desde que se ofereça oportunidade, lutam e conseguem ombrear-se lado a lado com outros trabalhadores”.

Hoje o Brasil tem uma Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) e isso foi graças ao trabalho e a organização dos catadores de materiais recicláveis como falou o secretário nacional adjunto de Economia Solidária, Roberto Marinho. “Nós demos um salto para desenvolver e apoiar políticas que permitiram aos catadores, num modelo de organização coletiva, assumir o papel de agentes econômicos, em que podem decidir como distribuir de forma justa e equitativa o resultado de seu trabalho”, destacou Marinho.

Também participaram do evento as organizadoras da obra, Fernanda Lira Góes, técnica de planejamento e pesquisa do Ipea, e Bruna Pereira, doutoranda da Universidade de Brasília, além do catador de material reciclável e coautor de um artigo na publicação, Douglas Moreira da Silva.

Leia o livro “Catadores de materiais recicláveis: um encontro nacional”

(Fonte: http://www.easycoop.com.br/Noticias/View.aspx?IDC=175008&ID=33717)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2016/04/ipea-lanca-livro-sobre-catadores-de-material-reciclavel/