As profissões predominantementes masculinas não priorizam a saúde preventiva do homem

As profissões com predominância masculina se bem observadas não priorizam a saúde preventiva do homem: de gari a vigilante, de vidraceiros a mestres de obras, de “office boy” a estrategista administrativo, de segurança em portaria a contabilidade de banco, de um soldado bombeiro a altas patentes, de “motoboy” as escoltas policiais, de motorista particular aos de frota de ônibus, se pesquisarmos não há uma preocupação dos segmentos de recursos humanos em orientá-los para procedimentos em que poderão priorizar a saúde básica deles.

Muito menos ainda há exames preventivos anuais, quer seja em mutirão com alguma ONG, e, a alimentação deixa muito a desejar, estressados sem tempo até para tomar água (os 2 litros diários mínimos) ou uma medicação adequadamente no horário determinado por consulta médica, sem revisão odontológica e de oculista a cada ano, quiçá orientá-los para intervalos com exercícios básicos de relaxamento muscular tensionados pela força ou concentração por risco, respiração para aliviar o estresse, principalmente.

A saúde do homem ainda tem sido uma das preocupações das mulheres em relação aos homens de sua família, e, não há ainda grades curriculares do ensino básico ao superior em que se inclua alguma disciplina que orientem crianças, adolescentes ou adultos, homens e mulheres sobre a atenção básica mínima para a própria sobrevivência com um pouco mais de qualidade de vida. Ao contrário se observa desde cedo o quanto estão expostos ao estresse do cotidiano, preocupação com horário e segurança, e a competição desenfreada, em que mais se visa lucro de qualquer modo do que vida com qualidade.

Quem mais deve cuidar da própria saúde é o homem mesmo, e isto é preciso pautar nos treinamentos e nos serviços a serem oferecidos aos quadros funcionais de micros a grandes grupos empresariais, esta é uma necessidade para a proteção humana.

Com este alerta e as pesquisas que fizemos para você, esperamos que sejam úteis e sirvam para debates e reflexões, e mudanças dos hábitos diários para uma melhor qualidade de vida.

Receba fraternal abraço de Elisabeth Mariano e equipe.

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2016/05/as-profissoes-predominantementes-masculinas-nao-priorizam-a-saude-preventiva-do-homem/