Entrevista com o Dep. Est. SP Rafael Silva

Dep. Est. SP Rafael Silva

Dep. Est. SP Rafael Silva
(Foto: Espaço Homem)

Breve Perfil do Dep. Est. SP Rafael Silva

Rafael Silva é conhecido por sua forte atuação na fiscalização dos gastos públicos e por sua independência e seriedade como parlamentar. É formado em filosofia e pós-graduado em sociologia. Autodidata, foi professor, em cursos preparatórios, nas disciplinas de matemática, português e contabilidade. É o primeiro e único deputado deficiente visual no Brasil.

Natural de Jardinópolis-SP, Rafael começou a trabalhar ainda menino, aos 12 anos, como auxiliar de escritório. Em 1965, aos 20 anos, foi aprovado, entre os primeiros colocados, para ingressar no Banco do Brasil, quando este concurso era um dos mais difíceis e concorridos do país. Em 1986, perdeu totalmente a visão e precisou se aposentar. Mas não parou de trabalhar. Decidiu que levaria sua experiência para a vida pública e, em sua primeira disputa, foi eleito vereador em Ribeirão Preto, superando preconceito e inúmeras adversidades por sua deficiência visual.

Em dois mandatos como vereador, destacou-se pela luta em favor das pessoas mais simples e foi fundamental para colocar fim na aposentadoria especial para vereadores, que recebiam o benefício com apenas oito anos de mandato. Também trabalhou pela extinção da aposentadoria especial para deputados estaduais, mesmo antes de ser eleito para o cargo.

Como deputado, é autor de leis de grande alcance social, como oferta de 5% das vagas de concurso públicos para pessoas com deficiência, a destinação de 7% das casas populares para pessoas ou famílias com entes nessas condições e a consolidação dos direitos para pessoas com deficiência no estado de São Paulo, como assistência médica, clínica e cirúrgica, universal e gratuita, assegurado atendimento personalizado e prioritário.

É defensor histórico dos trabalhadores rurais, como os antigos boias-frias, e pelo fim das queimadas nos canaviais, lutando por condições dignas para os empregados no campo, que ganhavam apenas R$ 3 (três reais) por tonelada de cana cortada.

Rafael atua em Ribeirão Preto e região com grande empenho em favor de mais de 50 cidades, com destinação de recursos para asfaltamento de ruas, reformas e compra de equipamentos para entidades educacionais e de saúde, entre hospitais de câncer e atendimento de crianças especiais, creches, lar para idosos e Santas Casas, além de lutar pela construção de casas populares.

Foi o responsável direto pela criação da Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto) e pelo melhoramento e duplicação de várias rodovias, antes palco de inúmeros acidentes, muitos deles fatais. Também atuou decisivamente, em Ribeirão, pela construção do Trevão, pelo HC Criança e pela FATEC, conforme notícias do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

(Fonte: http://www.al.sp.gov.br/mini/deputados/deputado.jsp?matricula=300344)


OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da TV ESPAÇO HOMEM, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas.

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2017/05/entrevista_com_o_dep_est_sp_rafael_silva/