Entrevista com o Ator, Escritor e Teatrólogo Edgar Jacques

Edgar Jacques (Foto: Leonardo Santos)

Edgar Jacques
(Foto: Leonardo Santos)

Perfil do Ator, Escritor e Teatrólogo Edgar Jacques

Edgar Jacques nasceu em 26/05/1984 em Mogi das Cruzes SP. Tornou-se, por conta de um acidente doméstico, pessoa com deficiência visual aos quatro anos de idade. Ainda criança demonstrou muito interesse por artes, sobretudo por literatura.

Aos 17 anos participou de uma oficina de teatro oferecida pela prefeitura de sua cidade, e a partir dessa experiência descobriu a vontade de estudar interpretação. Formou-se então pelo Teatro Escola Macunaíma, além de frequentar um curso livre de atuação para Tv na Escola de atores Wolf Maya.

Paralelamente, realizou cursos livres de dança, canto e dramaturgia. Escreveu um romance intitulado “Encontramos o Gato Verde”, e duas peças que vem encenando pelo país há quase quatro anos. A primeira a estrear foi o monólogo “Colivri o Ator Cego”, que trata das potencialidades de cada indivíduo independentemente da condição física. Ou seja, cada um tem o direito de exercer a atividade que melhor lhe cabe, ignorando com isso rótulos e preconceitos. Seu segundo texto a ganhar os palcos foi o drama “Um Homem Comum”, que conta a história de Fábio, um rapaz cego, em busca de descobrir quem ele é socialmente e também sexualmente. Este texto enfrentou temporada no fim do ano passado na cidade de São Paulo, retornando aos palcos em Janeiro de 2019.

Além disso, Edgar também integra o elenco do projeto “Teatro Cego” produzido pela “Caleidoscópio”. Nesse projeto todas as encenações acontecem no escuro total, levando o espectador a explorar a força dos outros sentidos que não o visual. Nesse formato existem três peças diferentes: Acorda Amor, O Grande Viúvo e Clarear.

Edgar também dedica-se ao ramo de acessibilidade cultural, prestando serviços como Consultor em audiodescrição. Para tanto, estudou o tema com diversos formadores de vertentes diferentes aqui no Brasil.

Dentro desse mercado Edgar já trabalhou em mais de 400 filmes, entre eles séries e curtametragens, além de exposições de arte, fotografia, peças de teatro, óperas e musicais.

Contatos:

E-mail: edgardjacques@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/edgar.jacques.5


Ouça a entrevista: Rádio Espaço Homem – 2019-01-15 – Edgar Jacques

https://drive.google.com/file/d/13YaUTIOVUFJSqCf4FyKWOH_-hntDpj8U/view?usp=sharing

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da RÁDIO ESPAÇO HOMEM, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas.

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2019/01/entrevista-com-o-ator-escritor-e-teatrologo-edgar-jacques/