Referências às datas festivas

Dia do Adulto

O Dia do Adulto é comemorado anualmente em 15 de janeiro.

No Brasil, um indivíduo é considerado legalmente adulto quando atinge os 18 anos. Isso quer dizer que essa é a idade em que pode responder por todas as suas ações de modo independente.

Já para a Biologia, o que define uma pessoa como adulta é a sua capacidade reprodutiva, isso quer dizer que, independente da idade, quando o indivíduo apresenta todas as suas funções reprodutivas ativas, já pode ser considerado um “ser adulto”.

O Dia do Adulto não é muito popular entre os brasileiros, mas sua essência é celebrar esta importante fase da vida, que separa a infância da velhice.

Nesta data, os adultos também devem pensar e repensar nas responsabilidades que a “vida adulta” implica, além de refletir sobre como está sendo a sua colaboração para a construção da vida em sociedade e se está satisfeito com o rumo que está trilhando.

A criação do Dia do Adulto é uma tentativa de imitar o famoso Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro no Brasil.

No entanto, ao contrário do que acontece com as crianças, os adultos não costumam trocar presentes entre si.

Além dessas datas, também há o Dia do Jovem. Esse é comemorado em 13 de abril.

(Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-adulto/, data de acesso 10/01/2019)

10 Dia do Atleta Profissional

O Dia do Atleta Profissional é comemorado anualmente em 10 de fevereiro no Brasil. A data homenageia todas as pessoas que fazem do esporte a sua profissão. É desde o dia 24 de março de 1998 que o desporto pode ser considerado uma prática profissional, de acordo com a lei nº 9.615.

Dia do Atleta Profissional

O Dia do Atleta Profissional é comemorado anualmente em 10 de fevereiro no Brasil.

A data homenageia todas as pessoas que fazem do esporte a sua profissão. É desde o dia 24 de março de 1998 que o desporto pode ser considerado uma prática profissional, de acordo com a lei nº 9.615.
História do atleta profissional

Os atletas existem há cerca de 3 mil anos. O princípio do esporte como uma forma de “ganhar a vida” aconteceu nos Jogos Olímpicos antigos (os que inspiraram as Olimpíadas modernas, criadas em 1896). Inicialmente os jogos aconteciam em Olímpia, na Grécia, quando os atletas eram “patrocinados” por pessoas para treinarem a tempo integral.

Com as Olimpíadas se tornando mais importantes em cada edição, e com a subida de popularidade de vários esportes, como o futebol no Brasil, por exemplo, o atleta como um profissional pago passou a ser muito mais comum.

Frases para o dia do atleta profissional

“Os esportes não proporcionam apenas benefícios físicos, mas constituem também importante fator de nivelamento e de aproximação entre grupos sociais diversos! Parabéns pelo seu dia!”

“A camaradagem esportiva é incompatível com preconceitos de qualquer natureza, seja racial, religiosa ou social”.

(Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-atleta-profissional/, data de acesso 10/01/2019)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2019/01/referencias-as-datas-festivas/