Na artrite reumatoide (AR), o sistema imunológico ataca o próprio organismo e causa inflamação crônica, prejudicando as articulações principalmente. Mas, outras partes do corpo também podem ser afetadas pela doença, tais como os nervos, o coração os olhos e os pulmões.
As manifestações da AR geralmente começam em uma ou duas juntas e se espalham para o resto do corpo depois. Normalmente, a dor e o inchaço aparecem em lugares similares nos dois lados do corpo. Para algumas pessoas, o incômodo nas articulações pode ser forte e persistente. Mas, com o tratamento, esse desconforto tende a diminuir.
Como a artrite reumatoide afeta os nervos?
A artrite reumatoide não afeta diretamente os nervos, mas as inflamações no tecido podem causar a compressão deles. Uma das complicações mais comuns que a AR causa nos nervos é a síndrome do túnel do carpo – o músculo que vai do antebraço até a mão é comprimido, o que causa formigamento, dormência e diminuição da força.
Como a artrite reumatoide afeta o coração?
Além das articulações e dos nervos, a AR também pode afetar o coração. As inflamações relacionadas à complicação podem criar placas de gordura e outras substâncias que bloqueiam as artérias e dificultam o fluxo sanguíneo, o que faz com que as chances de insuficiência cardíaca possam aumentar.
Como a artrite reumatoide afeta os olhos?
A secura é o principal sintoma dos danos que a AR pode causar nos olhos. Olhos secos são mais propensos a infecção. Além disso, A AR também pode causar esclerite – que são inflamações na parte branca do olho, que tem como sinais vermelhidão e dor -, além da uveíte, inflamação na camada vascular do olho que, por sua vez, pode até causar complicações como glaucoma e catarata.
Como a artrite reumatoide afeta os pulmões?
A AR também pode afetar os pulmões causando diversos problemas. A complicação mais comum é a doença pulmonar intersticial (DPI), que acontece quando os pulmões têm inflamações ou cicatrizes que podem comprometer o funcionamento do órgão e atrapalhar a respiração. No estágio inicial, medicamentos podem ser usados para barrar o avanço da doença, mas talvez o transplante de órgãos seja necessário.
Conteúdo relacionado no Pfizer