Entrevista com o Médico Dr. Euler Ribeiro

Perfil do Médico Dr. Euler Ribeiro

Dr. Euler Ribeiro
Crédito: Edmilson Pereira (Fotógrafo)

Dr. Euler Ribeiro

Dr. Euler Ribeiro é médico há mais de 50 anos, PhD em Geriatria e Gerontologia, além de outras especialidades na medicina (anestesista, pneumologista, cardiologista). É também Reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade do Amazonas (FUnATI/AM), membro da Academia Brasileira de Letras do Amazonas e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, Professor e Conferencista internacional.

Ao longo da sua vida tem publicado livros e artigos científicos voltado para o envelhecimento humano.

Ele é reitor da FUnATI – Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade

Livro:

O livro “Dieta Amazônica”, de autoria dos doutores Euler Ribeiro e Ivana Cruz, é o resultado de uma pesquisa acadêmica realizada na região do Baixo Amazonas, mais precisamente no Município de Maués, onde, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1% da sua população tem idade igual ou superior a 80 anos, caso considerado muito raro no Brasil.Os autores buscaram compreender, ao longo da pesquisa, quais as causas da longevidade do povo daquela região. Em uma comparação entre mais de 3.000 idosos de Maués e Manaus, por exemplo, foi constatada menor frequência de doenças como o diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer nos idosos de Maués. Um estudo adicional mostrou que os idosos de Maués têm um perfil que indica manutenção da memória, da força muscular e equilíbrio, do humor, da visão, da autonomia em realizar suas atividades diárias e, sobretudo, da alegria de viver.Este livro mostra que a “dieta ribeirinha”, à base de peixes do fundo dos rios e lagos; derivados da mandioca e, sobretudo, dos frutos da floresta, associadas a hábitos culturais de utilização correta desses alimentos, têm importante efeito na saúde e longevidade.

Por este motivo, este livro “abre espaço para aprendermos um pouco mais com os homens e as mulheres da floresta”.

Editora Cultural da Amazônia

Ouça a entrevista: Rádio Espaço Homem – 2020-01-15 – Dr. Euler Ribeiro

https://drive.google.com/open?id=1sdunayufEG6tYukvKowXYXHLEMBi-Sps

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da RÁDIO ESPAÇO HOMEM, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas.

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2020/01/entrevista-com-o-medico-dr-euler-ribeiro/