Em 2021, se comemorará 160 anos do nascimento do físico brasileiro Pe. Landell de Moura – um dos pioneiros das telecomunicações no mundo!

“Roberto Landell de Moura foi um padre católico, cientista e inventor brasileiro. Teve sólida formação cultural e científica, e formou-se sacerdote em Roma.”

Quando jovem aos 16 anos, dizia ter “ inventado um aparelho telefônico semelhante ao do norte-americano Graham Bell”, e na sua “solidão inventiva” desafiava com sua inteligência e sua intuição de “ouvir e transmitir vozes”. Formou-se padre em Roma onde estudou entre 1878 e 1886.

Historiadores afirmaram que Landell de Moura “foi pioneiro em outro assunto: em 1890, fez a primeira demonstração pública da transmissão de voz via ondas de rádio. Ou seja, na prática, inventou o telefone sem fio.”

“Uma de suas descobertas mais avançadas foi ter percebido, ainda em 1891, que ondas curtas (de alta frequência) são mais adequadas para transmissões em longas distâncias. Este fato só virou consenso científico na década de 1920.”

… “Atribui-se a ele a “invenção de protótipo de um equipamento capaz de transmitir imagens via ondas eletromagnéticas, um precursor da televisão. A este aparelho, projetado em 1904, protótipo de um equipamento capaz de transmitir imagens via ondas eletromagnéticas, um precursor da televisão. A este aparelho, projetado em 1904.”

Obteve “três patentes em Washington, Estados Unidos: “Transmissor de Ondas” – precursor do rádio, em 11 de outubro de 1904, patente de nº. 771.917; “Telefone sem fio” e “Telégrafo sem fio”, em 22 de novembro de 1904, patentes de nºs. 775.337 e 775.846.”…

Embora suas invenções fossem registradas com a patente legal nos EUA, ele nunca obteve patrocínio e apoios de governos e de patrocinadores, nem no Brasil.
Por fim a história (como ciência) vem revelar que “ a canalhice e covardia, de ladrões das criações alheias” ainda continuam, e, se prefere patrocinar falsidades, desde que essas comunguem com as ideologias partidárias, muitas sequer demonstrem políticas públicas definidas…

Ou seja, o tempo revela o que é a farsa de se apropriar da criação e inventos de autores. E, assim, muitas pessoas agem para receber falsos aplausos e reverências com o chapéu alheio.

Saiba mais sobre Landell de Moura esse cientista brasileiro

Fontes de pesquisa:

(Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/09/conheca-o-legado-do-padre-landell-de-moura-pioneiro-das-telecomunicacoes.html, data de acesso: 11/02/2020)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2020/02/em-2021-se-comemorara-160-anos-do-nascimento-do-fisico-brasileiro-pe-landell-de-moura-um-dos-pioneiros-das-telecomunicacoes-no-mundo/