20/03/2020
Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia do novo coronavírus. Assim, empresas implementaram o home office como medida preventiva.
Algumas dicas para trabalhar em casa podem ajudar a ter um melhor desempenho. Para isso, a especialista em alta performance, Leila Arruda, sugere opções viáveis.
DICAS PARA TRABALHAR EM MODALIDADE HOME OFFICE
Leila aconselha manter os aspectos da rotina para que não se esqueça de que está trabalhando. Sendo assim, a especialista sugere que acorde no horário usual e tire o pijama. Afinal, ninguém vai trabalhar usando pijamas.
A principal orientação é tentar manter aspectos da rotina, para garantir a consciência de que, mesmo de casa, você está trabalhando. Procure acordar em um horário próximo ao que acorda normalmente, mantenha os hábitos de higiene e troque de roupa, pois passar o dia de pijamas pode trazer a sensação de que está em casa para descansar, e não para trabalhar.
EXPLICA
Mais do que isso, ela recomenda evitar a proximidade de televisores, uma vez que podem ser ótimos exemplos de distração. “Evite também ficar perto de televisores, camas e sofás, pois eles podem acabar atraindo a sua atenção”, ressalta.
Home office na quarentena
HOME OFFICE É A MELHOR OPÇÃO DE TRABALHO EM MEIO AO CORONAVÍRUS
Com o aumento de casos do coronavírus (Covid-19), companhias privadas, escolas, órgãos públicos do Distrito Federal e Instituições vem tomando uma série de medidas para conter a disseminação do vírus.
Neste cenário, empresas orientam que seus colaboradores trabalhem de casa, optando pelo home office. Assim, a modalidade que já é comum em alguns países como Estados Unidos, vem ganhando espaço no Brasil. De acordo com um estudo do IBGE, em 2018, apenas 5,2% dos brasileiros empregados trabalhavam em regime home office.
Segundo a Dra. Flavia Eadi de Castro, head de direito do trabalho da RGL Advogados, “o home office é aquele trabalho possível de ser realizado fora das dependências da empresa, mas que acontece dentro da residência do empregado”.
Além disso, ressalta a importância de que empresas que optarem pelo modelo home office deverão fazer mudanças nas cláusulas do contrato de seus colaboradores, garantindo segurança para ambas as partes.
Caso a empresa decida que é o momento de seus colaboradores trabalharem de casa, ela deve fazer um aditamento ao contrato do empregado e comunicá-lo que, a partir de agora, até as medidas serem contidas ele vai passar a trabalhar em home office.
REVELA A ADVOGADA
PONTOS QUE MERECEM ATENÇÃO NO HOME OFFICE
Primeiro, a Dra. Flavia Eadi de Castro indica que defina a jornada de trabalho com auxílio de entregas.
Quando se trabalha de casa o colaborador é quem faz o controle da sua jornada de trabalho, ele vai entregar o trabalho prometido, aquilo que ele faria no escritório. Tem empresas que pedem para a equipe se reunir uma vez por semana para entregar projetos ou definir os próximos passos, isso não descaracteriza home office, mas também deve ser estabelecido no contrato do colaborador.
CONTA A ESPECIALISTA
Sem horas extras, o que otimiza o custo para ambas as partes. De acordo com a Lei, o colaborador que faz home office não recebe hora extra, já que possui flexibilidade de horário, tempo e entrega.
Apesar dele economizar tempo por não precisar se deslocar, ele ainda tem gastos que devem ser combinados como a empresa, como internet, luz, telefone, necessidade de um computador. Tudo isso são despesas combinadas que não devem ser incorporadas no salário do colaborador, mas sim, custeadas e já combinadas no contrato.
ESPECIFICA
Ainda, segundo ela, essa crise pode abrir os olhos das empresas para um novo modelo de contratação. “Com essa situação crítica de saúde pública, muitas empresas começaram a implementar o home office, principalmente aquelas que tinham algum receio no modelo de trabalho, com a experiência e a visão na prática desse tipo de trabalho algumas companhias já pensam em implementá-lo pelo menos algum dia na semana, mesmo com o fim da crise”, finaliza.