Entrevista com o Psicólogo Prof. Dr. Francisco Lima

Perfil do Prof. Dr. Francisco Lima

Prof. Dr. Francisco Lima

Prof. Dr. Francisco Lima

Coordenador do Laima

Francisco Lima é idealizador e Coordenador do Laboratory of Artificial Intelligence and Machine Aid (Laima) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É licenciado e bacharel em Psicologia pela Unesp e Doutor em Psicofísica pela USP. Detém o título de Pós-doutor pelo Departamento de Entomologia, do National Museum of Natural History Smithsoniam Institute (NMNH- 2018), em Washington-DC. É certificado em Áudio-descrição, pelo Audio Description Institute, ADP/ACD (USA). É detentor dos prêmios: Prêmio Dra. Margaret Pfanstiehl Memorial em Áudio-descrição – Pesquisa e Desenvolvimento (2018); e Prêmio Barry Levine Memorial Award for Career Achievement in Audio Description (2016), conferidos pelo American Council of the Blind/Audio Description Project.

Professor Francisco Lima faz parte do Audio Description Advisory Committee, da Academy for Certification of Vision Rehabilitation and Education Profissionals (ACVREP), USA, 2019-2020. Desde 2002, é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde ensina no curso de Psicologia e em licenciaturas diversas. Ministra palestras e presta consultorias nas áreas de inclusão da pessoa com deficiência, da acessibilidade, da tecnologia assistiva, da empregabilidade e da inclusão escolar/laboral e de lazer/cultura dessas pessoas. Atua na defesa dos Direitos Humanos das pessoas com deficiência e ministra palestras e oferece cursos e pareceres nessa vertente legal.

Professor Francisco Lima tem mais de uma década de experiência com o ensino e pesquisa no campo da tradução visual, com ênfase na áudio descrição de fenômenos/eventos ao vivo ou gravados, tendo ensinado centenas de áudio-descritores a produzirem roteiros de tradução visual, locucionarem áudio-descrições gravadas ou simultâneas e a prestarem consultoria em áudio-descrição.

Dr. Lima leva muito a sério o lema “Nada sobre nós, sem nós” e atua no combate das barreiras atitudinais, área sobre a qual se tem debruçado por décadas, tanto como campo de pesquisa, como de ensino e orientação.

Professor Francisco é um entusiasta do conhecimento e um humanista/inclusivista em essência.

(Fonte: https://laima.pro/conheca-nos/)

Saiba mais: http://audiodescriptionworldwide.com/who/sobre-francisco-lima/

OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da TV ESPAÇO HOMEM, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas.

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2020/04/entrevista-com-o-psicologo-prof-dr-francisco-lima/