Como se tornar um jogador de xadrez profissional

Ser um enxadrista profissional é quase impossível. as limitações são várias e, no BRASIL, o esporte ainda não conquistou muita popularidade. mas com muita dedicação, tempo e sorte, é possível ter o xadrez como fonte de renda principal.

INSTRUÇÕES

O QUE VOCE VAI PRECISAR

  • um tabuleiro de xadrez
  • um poderoso software de xadrez, como rybka
  1. O primeiro passo para se tornar um enxadrista profissional é perguntar a si mesmo as razões que o levaram a esse objetivo e, se elas sobreviverão ao teste do tempo. a estrada é longa, o nível é muito alto e o retorno financeiro é comparativamente baixo. viver das recompensas de torneios é quase impossível, e apenas os melhores grandes mestres de xadrez conseguem esse feito.
  2. comece cedo. a idade em que a pessoa começa a estudar xadrez conta muito. de acordo com pesquisas recentes, a maioria dos mestres passou a levar o esporte a sério entre os 10 e 12 anos de idade. não que seja impossível tornar-se um grande enxadrista de outro modo, mas o comprometimento com o xadrez sofre maiores obstáculos com o passar da idade, como o emprego, a faculdade ou a família.
  3. estude táticas. xadrez é um esporte de repetição de padrões, então é importante treinar sua memória visual através do estudo e resolução de táticas diferentes. existem softwares e websites que oferecem milhares de táticas para resolução. tente treinar todos os dias, sempre analisando e tentando memorizar os problemas que falhou.
  4. revise seus jogos. procure entender em que aspectos do jogo você falha mais e quais as razões o levam a cometer esses erros. se possível, utilize um software para apontar os erros dos seus jogos e faça o possível para corrigi-los.
  5. estude profundamente as aberturas, os meio-jogos e os finais. cada parte do jogo possui análises e teorias específicas, não sendo possível ignorá-las se o seu objetivo é viver de xadrez. se possível, decore as ramificações mais importantes de aberturas populares.
  6. contrate um tutor. um tutor é alguém que revisa seus jogos, aponta seus erros e te ajuda a corrigi-los. um bom tutor de xadrez pode otimizar seus resultados em um tempo menor de estudo.
  7. Estude jogos dos grandes mestres. tente adivinhar os movimentos dos mestres durante a partida, e tome nota das ideias táticas e posicionais por trás das jogadas. essa atividade serve para melhorar suas habilidades táticas, posicionais, seu repertório de aberturas, meio-jogo e final. é um pacote completo, desde que o aspirante a profissional consiga realmente entender as ideias do mestre.
(Fonte: http://projetoxadreznaescola.blogspot.com/2013/07/como-se-tornar-um-jogador-de-xadrez.html, data de acesso: 13/05/2020)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2020/05/como-se-tornar-um-jogador-de-xadrez-profissional/