Como o marketing pessoal pode impulsionar seu negócio

Por Marcio Eugênio | 26/09/2016

Como o Marketing Pessoal pode impulsionar seu negócio

Marketing pessoal. Embora não seja um conceito novo, com o advento das redes sociais e o seu frequente uso por pessoas com todos os perfis profissionais, os seus preceitos se tornaram mais debatidos e as suas vantagens, para a carreira, mais amplas.

Basicamente marketing pessoal consiste no grupo de medidas que são tomadas por uma pessoa a fim de promover a sua imagem.

Mesmo que esse conceito possa ser usado na vida pessoal, aqui, vamos falar sobre a importância do marketing pessoal para a carreira profissional.

Também será abordado como essa ferramenta pode ser usada, inclusive, por empreendedores que buscam sucesso para o seu negócio.

De forma geral, podemos dizer que todo mundo faz marketing, mesmo que de maneira inconsciente e, por não estar ciente disso, é possível que faça até mesmo um marketing negativo.

Tenha consciência do que é marketing pessoal

Dessa forma, ao ter consciência do que é marketing pessoal e quais as maneiras mais acertadas de realizá-lo para criar uma imagem positiva fica mais fácil alcançar os objetivos que essa ferramenta garante.

Em primeiro lugar, é importante entender que o comportamento de uma pessoa e todas as atitudes que toma reflete diretamente na sua imagem.

Isso pode ser óbvio para muitos indivíduos, mas como se trata da base do marketing pessoal é sempre bom reforçar essa relação.

Da mesma forma acontece com as atitudes tomadas na sua vida pessoal, mesmo que você não esteja no ambiente de trabalho é possível que também reflitam na sua carreira.

Isso não acontece se você consegue separar com muita eficiência a sua vida pessoal da profissional.

No entanto, com o uso massivo das redes sociais, hoje em dia, essa separação está cada vez mais frágil. Por isso, para apostar no marketing pessoal e obter resultados positivos para sua carreira é necessário criar uma imagem de responsabilidade e sensatez.

Vantagens do marketing pessoal para sua carreira

Embora cada profissão exija habilidades específicas, de forma geral, o mercado de trabalho sempre busca profissionais com algumas características semelhantes.

Entre elas, boa comunicação, pró-atividade, criatividade, empenho, respeito, responsabilidade, desenvoltura, flexibilidade e outras.

Por isso, algumas atitudes podem ser tomadas por praticamente todos os profissionais para garantir o seu espaço no mercado de trabalho.

Elas funcionam como provas de que você possui as qualidades que a maioria das vagas de trabalho exige.

Nas áreas de vendas, administração e prestação de serviços esses atributos são ainda mais imprescindíveis.

Cada vez mais as empresas estão percebendo a importância de contratar funcionários que saibam tomar atitudes e não apenas esperar que os outros lhes digam o que fazer.

Dessa forma, é preciso mostrar que você é uma pessoa que sabe agir diante dos imprevistos, que sabe lidar com os diferentes tipos de pessoas e que seja articulado, comunicando-se de forma eficiente em situações variadas.

Momento certo para de utilizar o marketing pessoal

O momento certo para mostrar os seus principais atributos é na entrevista de emprego.

No entanto, você deve ser sincero ao listar as suas características. Não adianta afirmar que possui todas as qualidades que a empresa procura se você não as possui, já que no dia a dia a mentira será percebida. Mas isso não impede que você se dedique a desenvolver as características que precisa ter.

O manejo social é algo que se obtém com muito treino, ninguém nasce se destacando no meio da multidão.

Alguns predicados ajudam nisso, como ser confiante, ter objetivos claros e até mesmo estar na profissão que gosta.

Assim, é possível trabalhar nesses pontos primeiramente para alavancar o seu marketing pessoal.

Dicas para colocar em prática o marketing pessoal

O marketing pessoal é colocado em prática de uma série de maneiras, desde o momento que você acorda até a hora que volta a se deitar.

Isso não quer dizer que tudo o que você falar ou fazer deve ser previamente calculado.

O melhor é ter uma atitude natural e, com alguma frequência, avaliar como o seu comportamento está impactando a sua carreira.

Cumprimentar as pessoas com um sorriso, por exemplo, é uma simples atitude, mas que pode fazer toda a diferença para o seu marketing pessoal.

Infelizmente, esse não é um costume muito frequente em alguns ambientes de trabalho e, por isso, ao fazê-lo, será notado.

Tenha ideias criativas na hora de utilizar o marketing pessoal Ter ideias criativas no emprego, que beneficiam a empresa, mostrando seu comprometimento, é outro exemplo.

Que chefe não vai gostar de ver que o seu funcionário está pensando além do que o seu cargo exige com o objetivo de aumentar a lucratividade ou a produtividade da empresa?

O tipo de vida que você leva também reflete na sua carreira. Se você é uma pessoa cheia de dívidas que patrão vai promover você para o setor financeiro da empresa?

Mas o marketing pessoal não serve apenas para funcionários que buscam um emprego ou garantir a permanência no seu cargo, também é essencial a empreendedores.

Se você está à frente de uma empresa, se a marca está associada a sua imagem de empresário é difícil evitar que o seu comportamento não seja associado ao produto que vende.

Além disso, essa associação pode ser até mesmo positiva, já que empresas que possuem um rosto podem ganhar maior credibilidade perante o seu público alvo.

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce.

É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico.

Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil.

O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

(Fonte: https://www.dlojavirtual.com/marketing/como-o-marketing-pessoal-pode-impulsionar-seu-negocio/, data de acesso: 12/07/2020)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2020/07/como-o-marketing-pessoal-pode-impulsionar-seu-negocio/