V Congresso Envelhecimento Ativo aconteceu de forma virtual e contou com mais de 10.000 visualizações

14 de setembro de 2020

A “quinta edição deste Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo aconteceu em 12 de Setembro de forma virtual e deu visibilidade às experiências e boas práticas de acolhimento às pessoas idosas e adequação nas comunidades.

O evento ultrapassou mais de 10.000 visualizações nas redes sociais e site do vereador Gilberto Natalini, idealizador e proponente do Congresso.

O envelhecimento acelerado da população é uma realidade no Brasil inteiro. Em São Paulo 15% das pessoas são idosas.

E em 2050 esse índice deve chegar a 30%, segundo a Fundação Seade e de acordo com o estudo ‘Retrato da Pessoa Idosa na Cidade de São Paulo’ realizado pela Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Esse quadro suscita uma série de questões: como podemos ajudar pessoas a permanecerem independentes e ativas à medida que envelhecem? Como melhorar a rede de apoio? Como garantir promoção de saúde, segurança e educação? Como prevenir quedas e consequentes fraturas responsáveis por alto índice de morbidade e mortalidade entre pessoas acima de 60 anos? Como estimular o convívio social?

Para identificar soluções que auxiliem a promover vida digna ao envelhecer, o Congresso Envelhecimento Ativo escolheu como temática o levantamento de desafios e boas práticas a partir do que acontece nos bairros da cidade, o que efetivamente altera a percepção e a vida das pessoas.

E indagou em tom provocativo ‘São Paulo: seus bairros são amigos dos idosos?’ ‘justamente para refletirmos sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas e como podemos ajudar a adequar políticas públicas eficazes’, salientou o vereador Gilberto Natalini (PV-SP), idealizador da iniciativa deste Congresso que atualmente conta com o apoio e parceria de inúmeras entidades e profissionais que atuam no universo do envelhecimento.

A realização do evento é do Vereador Gilberto Natalini, Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Paulo, Secretaria de Direitos Humanos, Grande Conselho Municipal do Idoso e Hospital Premier e conta com o apoio de mais de 40 parceiros e apoiadores.

Programação

A palestra magna foi do especialista Professor Dr Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional da Longevidade Brasil e co-presidente da Aliança Global de ILCs. Ele também é membro do Conselho Consultivo das Cidades e Comunidades Amigas do Idoso da OMS (Organização Mundial da Saúde) e traçou um panorama sobre ‘Como o mundo se encontra atualmente em relação à Cidade Amiga do Idoso’.

Outros temas foram abordados nas mesas de debate: ‘Como construir um Bairro Amigo do Idoso?’, ‘Respeito e Inclusão Social – discutindo a diversidade’, entre outros. A participação dos idosos como protagonistas também foi garantida numa mesa em que os próprios apresentaram e discutiram sobre ‘Dificuldades e Melhorias Alcançadas’ em alguns bairros da cidade.

Outros destaques

Também aconteceu de forma emocionante a premiação do Prêmio Científico Maria Lúcia Lebrão, que teve o objetivo de dar visibilidade às boas iniciativas realizadas por instituições e profissionais do segmento do envelhecimento.

O evento contou também com uma programação pré-congresso com palestras e oficinas, que aconteceu no dia 11/09, também de forma online.

E a melhoria dos serviços em todos os segmentos – saúde, segurança, educação e social – que impactam a qualidade de vida das pessoas foi o enfoque principal deste evento. E é em cada bairro, na comunidade em que as pessoas estão inseridas, a oportunidade de percepção e de transformação social.

“Como já era esperado, a conclusão do Congresso é que falta muito para São Paulo ser amiga do idoso, mas com políticas públicas sérias e gestores comprometidos, é bem possível”, finalizou o vereador Natalini.

Parceiros do evento

O evento, que começou a ser organizado em fevereiro de 2020, contou com o apoio de mais de 40 parceiros, entre eles:

50 Mais Ativo, ABG, Abraz, Acirmesp, APOIO, Aptare, Associação dos Aposentados e dos Servidores do SESC SP- Asasesp, BF, Blog Nova Maturidade, Blog Tudo sobre Alzheimer, CIP, Companhia Viver Bem, Convita, Design Universal, EPM/ Unifesp, Eternamente Sou, Faz Muito Bem 50+, FECAASP, FMU/ FIAM/ FAAM, Gaia, HC/ Faculdade de Medicina da USP, Helpy, InterAção, Inonni, Instituto Jo Clemente, Instituto Humanus, ISIC, Juntando Pontas/ Bnai Brith, Liga Solidária, Longevidade em Foco, Grupo Mulheres do Brasil, Oboré, Olhe, PAL, Programa de Pós Graduação em Administração da PUC-SP, Senac Penha/ Apoena, Coordenação Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Senior Fit, Senior Geek, SINGULAR – Assessoria e Soluções em Saúde, Supera, SPDM, Trabalho 60+, Unibes, USP e USP Leste, Virada da Maturidade, Vitaderm.”

Informações da assessoria de imprensa

(Fonte: https://natalini.com.br/v-congresso-envelhecimento-ativo-aconteceu-de-forma-virtual-e-contou-com-mais-de-10-000-visualizacoes/, data de acesso: 12/09/2020)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2020/09/v-congresso-envelhecimento-ativo-aconteceu-de-forma-virtual-e-contou-com-mais-de-10-000-visualizacoes/