Qual é a diferença entre Conhecimento e Sabedoria

Postado em 29 de dezembro de 2020 por Equipe IBC

“Ser sábio implica em solucionar e evitar problemas por meio de medidas preventivas que driblem situações prejudiciais, com a finalidade de manter todo aquele sistema já previsto pelo conhecimento intacto e aperfeiçoado.

Você sabe o que é conhecimento? E sabedoria? Talvez isso não esteja claro para você, mas existem grandes diferenças entre coisas que algumas pessoas consideram apenas sinônimos.

Por exemplo, dados não são a mesma coisa que informações que, por sua vez, não são a mesma coisa que conhecimento, que também não é o mesmo que sabedoria.

Você sabe a diferença entre isso tudo?

Conhecimento e sabedoria são entendidos como sinônimos por muitas pessoas, porém, são dois conceitos distintos, a compreensão de ambos é o que permite direcionar as suas ações para resultados mais positivos.

Continue lendo para entender qual a diferença entre conhecimento e sabedoria e a melhor forma de trabalhar com ambos em sua vida.

Eu tenho o material certo para você entender o que é e como funciona esse método poderoso!


Conhecimento e sabedoria não são sinônimos

Como mencionamos acima, conhecimento e sabedoria não são palavras sinônimas, ou seja, elas se referem a conceitos distintos. O mesmo pode ser aplicado a dados e informações, embora sejam usados como se fossem sinônimos se referem a tópicos diferentes. Entender esses conceitos é crucial para o desenvolvimento de uma carreira profissional consistente.

Dados, informações, conhecimento e sabedoria

Os dados são indicadores em estado bruto e costumam ser bastante utilizados pelas empresas para fazer avaliações.

Por exemplo, em uma pesquisa a respeito dos colaboradores de uma empresa, é possível chegar à resposta de que estão alocados no setor de marketing 6 funcionários.

Essa resposta em si não gera nenhuma interpretação, trata-se apenas de um número.

Torna-se uma informação a partir do momento em que se sabe que compõem esse grupo 2 analistas de mercado, 1 designer, 1 relações públicas, 1 coordenador geral e 1 estagiário.

A informação é a evolução do dado, houve um trabalho de enriquecimento do que foi coletado.

Conhecimento e sabedoria: os conceitos

Agora que já conceituamos dados e informações, chegou o momento de entender os conceitos de conhecimento e sabedoria.

Seguindo com o exemplo acima, podemos dizer que a informação se torna conhecimento a partir do momento em que há o entendimento de que o setor de marketing da empresa em questão não conseguiria manter seu ritmo de trabalho se não tivesse seis pessoas, ou seja, com quatro pessoas seria impossível realizar todas as atividades.

Conhecimento é a informação que foi analisada, compreendida e incorporada.

Por sua vez, a sabedoria é o conhecimento que passou pela análise de valores, crenças, moral e ética do indivíduo.

Logo, não existe sabedoria sem conhecimento e nem conhecimento que não parta da obtenção de informações por meio de dados.

Retomando o exemplo, sabedoria pode ser encarada nesse contexto como a compreensão da relevância de cada uma das funções dos colaboradores do setor de marketing e o foco em tornar o desempenho de cada um deles mais eficiente, produtivo e prático.

Qual é a diferença entre conhecimento e sabedoria?

O ideal para ter um bom desempenho profissional é contar com uma boa dose de conhecimento e sabedoria.

Como explicamos acima, o conhecimento é o resultado da análise e compreensão das informações, enquanto a sabedoria consiste em fazer a avaliação do conhecimento por meio do crivo de valores éticos e morais.

O indivíduo sábio usa o conhecimento adquirido da melhor forma de acordo com as necessidades de cada momento e conforme as linhas guias que utiliza para o seu caráter.

Ter uma grande quantidade de conhecimento sem sabedoria é o mesmo que tentar cortar vegetais no escuro.

Os alimentos, a tábua e a faca representam os conhecimentos a que se tem acesso. Mesmo que seja tudo o que é necessário para realizar o trabalho, ainda assim você terá dificuldades de conseguir bons resultados, haja vista que não se tem uma visão clara de como usar esses instrumentos.

A sabedoria te ajuda a desenvolver critérios de como aplicar seus conhecimentos da melhor maneira.

Diferença na prática

Na prática, a diferença entre conhecimento e sabedoria se aplica da seguinte forma: conhecimento é o conjunto de experiências e coisas que se conhece, enquanto sabedoria se refere à forma como se utiliza esse conjunto.

Não adianta ser um grande conhecedor de boas técnicas de vendas, por exemplo, se você não as coloca em prática.

Mais do que conhecer a respeito de um tema, é necessário compreender qual a forma mais efetiva de utilizar esse conhecimento em seu benefício.

Podemos dizer que conhecimento e sabedoria formam uma dupla perfeita para quem deseja crescer na sua carreira profissional.

O grande segredo para ser uma pessoa mais sábia é aprender a olhar com mais carinho para as experiências da sua vida, ou seja, saber como usar as ferramentas que possui para resolver os eventuais problemas que podem surgir.

Sabedoria diz respeito a conhecer a si mesmo

A forma mais profícua de desenvolver a sabedoria é passar a olhar para dentro de si, compreendendo mais efetivamente suas emoções, sentimentos e ações.

Quando você sabe exatamente qual é a sua essência, passa a ter uma base mais sólida para trabalhar com os conhecimentos que adquire ao longo da vida.

Aquele que compreende a si mesmo é capaz de compreender a todos.

A forma como interagimos com o conhecimento interior e o replicamos como ações diz muito sobre nós mesmos e sobre o quanto de sabedoria carregamos em nosso interior.

Ser sábio significa se dedicar a fazer com que os conhecimentos deem cada vez mais frutos que, em algum momento, se converterão em sementes para dar origem a novos frutos.

Uma pessoa sábia se mantém constantemente adquirindo e transformando conhecimento em degraus para ascender a um lugar de destaque.

Desenvolvendo o autoconhecimento

Se existe um processo capaz de transformar a vida das pessoas, com certeza esse é o autoconhecimento.

Olhar para dentro de si enxergando suas qualidades e pontos de melhoria tem grande impacto para se tornar alguém mais bem-sucedido em qualquer caminho que se deseje seguir.

Saber quais são seus pontos a melhorar te ajudará a evitar ações de autossabotagem que podem estar estagnando o seu crescimento pessoal e profissional.

É essencial dizer que o processo de autoconhecimento não acontece do dia para a noite, demanda tempo e dedicação.

Aprenda a ser honesto consigo mesmo para conquistar mais autodesenvolvimento.

A partir do entendimento de seus valores, crenças, conceitos éticos e morais, ficará muito mais simples analisar e categorizar o conhecimento adquirido, convertendo-o em respostas muito mais sábias para a sua existência.

Gostou de se aprofundar na diferença entre conhecimento e sabedoria?

Aplique em sua vida e descubra como se desenvolver muito mais!

Aproveite para deixar seu comentário abaixo sobre o assunto e compartilhar este conteúdo através das suas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários.

Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,

(Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/qual-diferenca-conhecimento-sabedoria/, data de acesso: 12/02/2021)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2021/02/qual-e-a-diferenca-entre-conhecimento-e-sabedoria/

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.