Três anos sem Stephen Hawking – Homenagem póstuma

Matéria do jornal e da rádio USP

Editoria – Atualidades – 14/03/2018

Stephen Hawking deixa enorme legado na ciência

O físico relacionou a Teoria da Relatividade de Einstein à quântica

Por Redação – Editorias: Atualidades, Rádio USP, Jornal da USP no Ar

Stephen Hawking, físico teórico e cosmólogo, faleceu hoje, aos 76 anos. O britânico foi um dos cientistas mais conhecidos do século XX e do século XXI. Hawking foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) desde seus 21 anos, e, mesmo sem poder se movimentar e falar durante a maior parte de sua vida, suas contribuições à ciência são incontáveis. Seus principais trabalhos foram sobre a origem e a estrutura do Universo, ajudando a decifrar os misteriosos buracos negros. O professor Elcio Abdalla, físico teórico no Instituto de Física da USP, falou sobre a importância do trabalho de Stephen Hawking para a ciência.

Antes de Hawking, achava-se que os buracos negros eram eternos e não emitiam nenhum tipo de energia. Hoje, a teoria é de que eles existem por um tempo e depois evaporam, e podem emitir partículas e radiação quando explodem. Além disso, Stephen Hawking conseguiu encontrar uma relação entre a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, e a mecânica quântica, duas teorias que sempre foram incompatíveis para os cientistas. O físico Elcio Abdalla explica que isso permitiu compreender de uma maneira melhor como seria a quantização da gravitação.

Na opinião do professor da USP, outra grande contribuição de Hawking foi na disseminação do conhecimento científico. Para Elcio Abdalla, é dever dos cientistas explicar para a sociedade o que está sendo feito e qual a importância disso. Stephen Hawking foi um grande divulgador da ciência nas últimas décadas, não só explicando a física mas a sua relação com o dia-a-dia do cidadão comum.

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em http://www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

Término: 19/03/2018

(Fonte: https://portal.if.usp.br/ifusp/pt-br/not%C3%ADcia/stephen-hawking-deixa-enorme-legado-na-ci%C3%AAncia#:~:text=Stephen%20Hawking%2C%20f%C3%ADsico%20te%C3%B3rico%20e,XX%20e%20do%20s%C3%A9culo%20XXI., data de acesso: 12/02/2021)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2021/02/tres-anos-sem-stephen-hawking-homenagem-postuma/