TERCEIRIZAÇÃO DE SEGURANÇA – por Security
29 de Março de 2017
A segurança patrimonial é um dos elementos básicos necessários para o funcionamento de uma empresa, por isso não pode ser negligenciada. E não estamos falando somente da proteção patrimonial, mas também da segurança de pessoas e escolta de cargas e valores.
Existem organizações que optam por fazer a própria segurança (conhecida como segurança orgânica), mas, mesmo sem saber, acabam fazendo isso de forma ilegal, por desconhecimento de várias obrigações necessárias para internalizar esse tipo de serviço; abrir uma empresa específica de serviços orgânicos de segurança, com razão social e CNPJ próprios, é uma delas.
Por esse e outros motivos, a terceirização de serviços de segurança acaba sendo, em geral, a melhor opção; mas antes de optar pela terceirização de serviços, é importante saber como avaliar adequadamente a qualidade de fornecedores e escolher a empresa que, respeitando toda a parte legal, tenha mais aderência ao perfil do contratante.
Características de um segurança patrimonial de qualidade
Para que se possa entender o papel das empresas de segurança privada e quais são os benefícios da terceirização desse serviço, é preciso saber quais são as principais características de um bom fornecedor de segurança patrimonial nas empresas;
• Empresas de terceirização de serviços eficientes
A credibilidade de uma empresa terceirizada pode ser medida levando em consideração fatores como: tempo de mercado, expertise comprovada, ética, opinião dos clientes, documentação impecável, profissionais sem desvio de função, precificação condizente com o mercado, entre outros. Avalie estes itens e descubra se a empresa é confiável antes de fazer uma contratação ou mesmo solicitar uma proposta.
• Soluções em segurança procure empresas com amplo portfólio
Um bom fornecedor, oferece um portfólio amplo, com soluções de segurança que possam atender às mais variadas necessidades de segurança de seus clientes; os principais são vigilância patrimonial e vigilância eletrônica, passando também por serviços mais pontuais e específicos como transporte de valores, segurança pessoal e segurança para eventos.
• Tecnologia em segurança patrimonial
Na área de segurança privada, é fundamental que a empresa trabalhe com tecnologias de ponta, especialmente se oferecer serviços de vigilância eletrônica. Os equipamentos que compõem os sistemas de alarme e circuitos internos de TV devem ser modernos, seguros e integrados às principais plataformas de comunicação e monitoramento.
Rápida implantação dos serviços de segurança
Segurança preventiva patrimonial não pode esperar – mesmo que a sua companhia não tenha sofrido ameaças diretas (tentativas de invasão, roubo, furto ou outro ato de violência), a precaução se faz necessária. Logo, uma rápida implantação de serviços, e com qualidade, é muito bem-vinda!
• Profissionais de segurança altamente qualificados
Empresa de segurança patrimonial de confiança deve se preocupar bastante com a seleção, treinamento e atualização de seus vigilantes. Ademais, ela deve realizar uma investigação social do funcionário que envolve análise curricular, referências profissionais, histórico de reciclagens e cursos de aperfeiçoamento. E se a empresa também possuir uma academia de vigilantes, considere como um forte diferencial.
• Qualidade no atendimento ao cliente em uma empresa de segurança patrimonial
A empresa de terceirização deve oferecer um excelente atendimento (pré e pós contratação), bem como suporte 24 horas por meio de diversos canais de comunicação. Afinal, durante uma emergência, é imprescindível que a sua organização consiga estabelecer contato rapidamente e que suas solicitações sejam prontamente atendidas.
E é claro que, antes mesmo de colocar esses quesitos na balança, é preciso checar se a terceirizada é idônea e habilitada para exercer suas funções – faça a verificação junto ao sindicato patronal e à Polícia Federal. Aproveite e confira também os certificados que toda empresa de segurança deve ter de forma atual.