A importância dos homens no Brasil e no mundo estão expressas nas comemorações festivas

15 de Novembro – Dia do Esporte Amador
16 de Novembro – Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
17 de Novembro – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata
19 de Novembro – Dia Internacional do Homem
20 de Novembro – Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito e seus Familiares
27 de Novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer
06 de Dezembro – Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres


Os homens brasileiros e o analfabetismo – Dia Nacional da Alfabetização | 14 de Novembro

Ainda nas áreas referentes ao “poder de decisão” iremos nos defrontar com a preferência concedida aos “Homens” em preferência ao” poder de decisão” das Mulheres. Contudo em pesquisas sobre analfabetismo ainda teremos nichos sociais com homens em taxa maior de analfabetos comparativo com as mulheres.

Contudo ao se analisar fontes de pesquisas diferentes, há um equilíbrio nas informações prestadas POR SEUS AUTORES.

Os homens por faixas etárias têm lá seus hábitos e atitudes, aventuras e desventuras, dores e doenças, acidentes e sofrimentos profissionais, e legais inclusive.

Faz parte da rotina masculina, quer no campo ou na cidade, quer seja analfabeto ou com doutorado, todos têm responsabilidades e cobranças ao seu “poder de homem.”

Estarão sempre junto dele também pessoas frágeis, e, às vezes bem despreparadas para circunstâncias inesperadas e inevitáveis, onde “o homem é a solução corajosa!”

Alguns estarão ao longo do tempo sendo também frágeis, por poucas oportunidades de estudar, especializar-se em boa profissão, ter renda financeira que lhe garanta a própria subsistência, e, a de família que venha a constituir, ou ter que zelar por seus pais e familiares idosos e doentes, inválidos etc.

Há homens infelizes e alguns bem cruéis que maltratam as mulheres, e, pior de tudo, os próprios e inocentes filhos/filhas… Mas, a maioria zela pela família e os faz felizes.

A cada dia um desafio em ser um bom cidadão na forma das leis, e, um trabalhador correto, além da familia, há que ser exemplo social e político.

Aqui trazemos um recorte de várias leis, estudos e datas comemorativas, que os destacam… Os quais merecem ser comemorados em suas datas festivas…

E, em todas as leis, normas e tratados internacionais, na Constituição Federal em todo o nosso compendio jurídico nacional, eles prevalecem como redatores e aplicadores das leis – em maioria absoluta os homens… Nas entidades humanitárias internacionais e nacionais destacam-se novamente os homens na construção de acordos, ajudas humanitárias além dos tratados, e, em normas jurídicas nacionais… o mundo do judiciário e policial, além do parlamentar, ainda têm a maioria absoluta os homens.

Reconhecer a importância dos homens justos e colaborativos com a singeleza da humanidade, é nosso dever, inclusive de mulheres muitas vezes beneficiadas pelas leis em nossas garantias individuais familiares, profissionais etc. E, nos defendendo de homens ainda despreparados socialmente ou que agem de forma doentia e agressivos etc.

A exemplo destacamos a todas as pessoas que compõem, principalmente os homens juristas e parlamentares, em referência ao dia 06 de Dezembro (de todos os anos) em que é celebrado o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A data, instituída no Brasil através da Lei nº 11.489/2007, tem o objetivo de conscientizar, sensibilizar, envolver e mobilizar os homens sobre o importante papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e da violência contra as mulheres. E, a participação social na “campanha LAÇO BRANCO.”

Fraternal abraço, a todos e a todas que nos acompanham, e colaboram com suas sabedorias.

Recebam nossa gratidão em colaborar, divulgar, e o abraço da Professora Mestra Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO HOMEM.


Mensagem do Psicólogo, Filósofo e Teólogo Prof. Rubens Pedro Cabral

Perfil do Psicólogo, Filósofo e Teólogo Prof. Rubens Pedro Cabral

Prof. Rubens Pedro Cabral

Prof. Rubens Pedro Cabral

Foi coordenador da CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional São Paulo

Missionário Oblato de Maria Imaculada da Província do Brasil, nascido em São Carlos-SP a 30/06/1953, vive em São Paulo a 42 anos.

Se formou em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira, Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, Psicologia pela UNISA – Universidade Santo Amaro – e fez Especialização em Atendimento a Pessoas Especiais pela USP.

Foi Pároco nas periferias de São Paulo durante 27 anos, atuou como Psicólogo por 25 anos, Professor Universitário na UNISA durante 15 anos.

Foi Provincial dos Oblatos de Maria Imaculada e atualmente é o Coordenador da Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional São Paulo.

CONTATO:

E-mail: rubens.omi1@gmail.com


Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2022/11/a-importancia-dos-homens-no-brasil-e-no-mundo-estao-expressas-nas-comemoracoes-festivas/