No dia 13 de fevereiro, o Exército Brasileiro comemora o Dia do Serviço de Assistência Religiosa (SAREx).
A data é uma homenagem ao dia do nascimento do Capitão Capelão Antônio Álvares da Silva, o Frei Orlando, Patrono do SAREx. Integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), sua história ficou marcada devido a dedicação de sua vida aos militares, levando-lhes a luz e o conforto da fé, principalmente em ocasiões de combate.
Hoje, o SAREx possui o Quadro de Capelães Militares (QCM) e conta com 69 capelães militares atuando em todo território nacional.
Esses valorosos profissionais são os responsáveis diretos pelo apoio religioso no Exército Brasileiro, atuando, a partir das Capelanias Militares, nos segmentos religiosos católico, evangélico e espírita.
Além de proverem assistência religiosa e espiritual à família verde-oliva como um todo, os capelães também auxiliam na formação moral dos soldados incorporados e dos alunos das diversas escolas de formação do Exército, por meio de palestras sobre fé, família, virtudes e prevenção e combate ao uso de drogas ilícitas.
Na assistência espiritual, cabe destacar a visita aos doentes e presos nas organizações militares, além da presença junto às tropas em missões de paz, como, em Suez, Angola e no Haiti.