13 de Fevereiro – Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército – SAREX

No dia 13 de fevereiro, o Exército Brasileiro comemora o Dia do Serviço de Assistência Religiosa (SAREx).

A data é uma homenagem ao dia do nascimento do Capitão Capelão Antônio Álvares da Silva, o Frei Orlando, Patrono do SAREx. Integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), sua história ficou marcada devido a dedicação de sua vida aos militares, levando-lhes a luz e o conforto da fé, principalmente em ocasiões de combate.

Hoje, o SAREx possui o Quadro de Capelães Militares (QCM) e conta com 69 capelães militares atuando em todo território nacional.

Esses valorosos profissionais são os responsáveis diretos pelo apoio religioso no Exército Brasileiro, atuando, a partir das Capelanias Militares, nos segmentos religiosos católico, evangélico e espírita.

Além de proverem assistência religiosa e espiritual à família verde-oliva como um todo, os capelães também auxiliam na formação moral dos soldados incorporados e dos alunos das diversas escolas de formação do Exército, por meio de palestras sobre fé, família, virtudes e prevenção e combate ao uso de drogas ilícitas.

Na assistência espiritual, cabe destacar a visita aos doentes e presos nas organizações militares, além da presença junto às tropas em missões de paz, como, em Suez, Angola e no Haiti.

(Fonte: http://www.dgp.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias1/1289-13-de-fevereiro-dia-do-servico-de-assistencia-religiosa-sarex#:~:text=Neste%20dia%2013%20de%20fevereiro,Frei%20Orlando%2C%20Patrono%20do%20SAREx, data de acesso: 14/01/2023)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2023/01/13-de-fevereiro-dia-do-servico-de-assistencia-religiosa-do-exercito-sarex/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.