13 DE MARÇO DE 2018 • SAÚDE
Você já ouviu falar em derrame no joelho? Trata-se do acúmulo de líquido nas articulações da região e, por esse motivo, é popularmente conhecido como água no joelho.
Essa enfermidade costuma causar muita dor e incômodos para as pessoas e, por isso, ficar bem informado sobre as suas causas e tratamentos é muito importante.
Pensando nisso, reunimos neste post informações sobre o que é o derrame no joelho, bem como os motivos que o causam e os métodos de cura desse problema. Siga conosco e saiba mais sobre o assunto.
O que é o derrame articular no joelho?
Quando uma pessoa tem dor, inchaço, aumento da temperatura e vermelhidão no joelho, é bem provável que tenha um derrame articular no local, pois esses são os principais sintomas desse problema.
O derrame ocorre quando acontecem sangramentos dentro da articulação, de modo que o sangue permaneça acumulado na região. Outra situação é quando o líquido produzido para lubrificar as articulações, o chamado líquido sinovial, é liberado pelo corpo em grande quantidade, gerando acúmulos no local.
Quais são as principais causas do derrame no joelho?
São várias as causas que provocam o derrame no joelho, sendo a principal delas as pancadas na articulação. Isso quer dizer que quando alguém se machuca ao sofrer quedas e torções, está mais propenso a ter o derrame.
Para evitar que isso aconteça, recomenda-se sempre que o joelho seja alongado e fortificado por atividades físicas, principalmente para as pessoas que caminham muito ou que praticam exercícios como a corrida e o futebol.
Outras causas comuns que provocam derrames no joelho são doenças como a artrite, a artrose e gota, episódios de infecção intestinal e também a ocorrência da gonorreia, uma doença sexualmente transmissível.
É por isso que sempre que alguém apresentar algum dos sintomas do derrame articular, deve procurar um médico de confiança, que por meio de exames poderá identificar o problema, sua causa e indicar um tratamento adequado.
Quais são os tratamentos para o derrame articular no joelho?
Cada caso é um caso e não existe uma receita mágica para curar o derrame articular no joelho. No entanto, o principal tratamento para essa enfermidade é a fisioterapia e a massoterapia, que apresentam resultados a médio e longo prazo.
O fisioterapeuta desenvolverá uma série de exercícios físicos que têm por objetivo fortalecer a articulação e provocar uma melhor circulação do sangue e dos líquidos da região, dispersando assim o acúmulo que causa o derrame e as dores.
No entanto, para amenizar a dor, os médicos geralmente receitam tratamentos paliativos, como o uso de remédios anti-inflamatórios, aplicação de gelo no local e também o repouso e proteção da área dolorida, que pode ser enfaixada ao decorrer do dia.
Conhecer mais sobre o derrame no joelho é importante tanto para saber como se proteger desse problema quanto para orientar pacientes ou pessoas que apresentarem esses sintomas.